terça-feira, 13 de abril de 2010

The Stone Masters: California Rock Climbers in the Seventies

Lançado em outubro de 2009, o livro com introdução de Jeff Jackson, texto de John Long e fotos de Dean Fidelman ( fotógrafo que criou o calendário Stone Nudes) conta histórias incríveis dos climbers feras do vale do Yosemite, os Stone Masters, os caras que revolucionaram  a escalada nos anos 70 (década nem um pouco sugestiva) com seu seus peculiares modos de se vestir, de falar e de viver, e logo influenciaram alpinistas no Colorado, New England, Washington, Texas e posteriormente em todo mundo.

"Esse é o espírito deste livro, que remete ao ápice da escalada em rocha dos EUA. " diz Jeff , que juntamente com um pequeno grupo de jovens escaladores, no início dos anos 70, vestidos com bandanas e calças boca de sino e de cabelos longos, reuniram-se e explodiram as convenções da escalada. Nasceu assim, sem se darem conta, os lendários Stonemasters , esses aventureiros que criaram técnicas que permitiram algumas das mais espetaculares escaladas com um mínimo de equipos. Além de suas habilidades incomparáveis como montanhistas, o Stonemasters incorporava em estilo de vida: eram barulhentos, orgulhosos, fumados e marcavam com magnas suas insígnias relâmpago em todas as pedras possíveis. 
Entre os primeiros foram Stonemasters Rick Accomazzo, Richard Harrison, Mike Graham, Robs Muir, Gib Lewis, Bill Antel, Jim Hoagland, Sorenson Tobin, John Bachar e John Long, mas o glamour deste estilo de vida teve um enorme impacto não só sobre a cultura jovem americana dos anos 1970, mas mundial e segue impactando até hoje.

Capa do livro

No livro fotos do arquivo de Dean Fidelman revelam pela primeira vez uma era definida pelo risco, camaradagem e inconformismo. Contos do original  Stonemaster John Long e outros, recordam os altos e baixos dos primeiros dias de um tempo mágico em anais de esportes de aventura.

Quem tiver a oportunidade de comprar, O FAÇA! O livro é muito doido, as fotos são magníficas e as histórias super emocionantes!
Taí uma palhinha das fotos do livro pra vcs:


Obs. pras meninas: Esses caras tão demais...pqp..qro um Rockmaster pra mim uai...

Bjo da Gab!

Um comentário: