sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Além de ar, respire energia!


Escaladora e yôginí: Claudia Faria
Antes de começar a ler esta matéria, peço para que feche os olhos e execute uma profunda respiração!

Muito bem, o que sentiu?
É muito provável ter feito uma respiração a qual a única parte do seu corpo que se movimentou foi à torácica, ou seja, usou apenas 10% de sua capacidade pulmonar.

A respiração é um ato vital que muitas vezes não é feita com consciência afinal mesmo sem atenção qualquer ser vivo precisa respirar para sobreviver!                         

Agora se é tão importante respirar, porque não se preocupar em melhorar sua capacidade pulmonar?

Dentro da pratica do SwáSthya Yôga existe um anga (parte) dedicada apenas à respiração, denominada pránáyáma (expansão da Bio-energia através dos respiratórios).



Escaladora e Yôginí : Mariana Penteado Kujawski Freitas

 Essa técnica não só ensina como respirar corretamente, mas também fornece uma cota extra de energia vital, aumenta a capacidade pulmonar, controla as emoções e permite um contato do consciente com o inconsciente.







 A respiração se divide em três partes:

· ADHAMA - representa a parte baixa dos pulmões, utiliza a musculatura abdominal;
· MADHYAMA - representa a parte média dos pulmões, usa a musculatura intercostal;
· UTTAMA - representa a parte baixa dos pulmões com auxilio da musculatura da região torácica.


 
Escaladora: Bruna Hirsch
A respiração completa utiliza as três partes juntas, uma após a outra, ou seja: quando inspirar procure preencher primeiro toda parte baixa de seus pulmões (abdominal), depois a parte média (intercostal) e por ultimo a parte alta (torácica). Para expirar o ar, essa seqüência é feita de forma oposta.













 

Escalador e yôgin – Pedro Henrique M. Soares
Agora que já conhece como usar toda sua capacidade pulmonar experimente fazer outra respiração profunda, lembrando de usar as três partes dos pulmões citadas a cima.


Imagine-se escalando, quantas vezes alguém o assistindo lhe gritou como incentivo: “-
Escalador: Gabriel Ribeiro Coutinho
respire!” e você observa
que era verdade, não o estava fazendo, que bom que tem amigos, não é?

 Após um tempo de treino e correção, seu corpo se acostuma com essa respiração completa diminuindo sua preocupação em fazê-la de forma correta, permitindo-lhe aprofundar-se em algo ainda mais vital, utilizar o pránáyáma que o fará absorver muito mais energia do que esperava.


  



Prána significa bio-energia (energia de manifestação biológica, a maior fonte de prána no nosso planeta é o sol). Seu corpo está repleto de prána e o troca com a atmosfera o tempo todo, assim como o oxigênio e o gás carbono.

Essa bio-energia percorre pelo seu corpo através da nadís (meridianos, torrentes, correntes) canais como as veias por onde percorre a energia em seu corpo.



  O prána aumente a energia vital, alimenta suas células que alimentarão seus órgão e  proporcionará um ganho extra de saúde, bem estar, satisfação e vitalidade
Escaladora e yôginí: Claudia Faria


Durante uma escalada, pode-se usar pránáyáma, nos pontos de descanso, contudo para uma recuperação mais rápida dos seus músculos dos braços, antebraços, e todos os outros que estiverem em contração, bem como recuperar seu controle emocional e consumir mais energia que o auxiliará para a cadena do restante da sua via.
   

             Escalador e yôgin : Pedro Henrique M. Soares


Na escalada não existe apenas limite físico, pode-se escalar uma via de
terceiro ou quarto grau onde a dificuldade é exposição, parece fácil, porém sua mente junto à emoção muitas vezes não permite sua
desenvoltura na via, elas juntas querem sempre estar protegidas e inibir qualquer exposição que possa comprometê-las.


Escaladora e yôginí: Mariana Penteado Kujawski Freitas
Como o pránáyáma ajuda a aumentar a consciência e controlar as emoções, seria muito proveitoso realizar essa técnica na hora em que bate aquele certo “desespero” e você acredita ter cansado, pernas começarem a tremer por efeito emocional, sua respiração ou para ou acelera, mas perde-se em seu corpo, ai você se indagar se vale a pena continuar ou se pede para retesar a corda afim de evitar uma possível queda.


Escalador e yôgin: Carlos Eduardo Diniz
 Escaladora e yôginí: Claudia Faria
Existem diferentes tipos de pránáyámas com resultados diferentes, uns que estimulam os músculos, outras que estimulam a mente. Técnicas sedativas, ótimas para realizar depois de um dia de escalada na hora de dormir, proporcionando um maior descanso e recuperação de seu corpo.
Pránáyáma para aquietar a mente, as emoções, que auxiliam para raciocínio rápido, como na movimentação durante a leitura de uma via que se está avistando, e por ai vai.


Neste momento você acaba de receber uma parte do tesouro arqueológico, conhecimento do Yôga que vem se transmitindo a mais de cinco mil anos, aproveite-o!

Evite procurar a pratica de Yôga visando apenas seus benefícios, isso o limitaria e seu instrutor não conseguira ensina-lo coisa alguma, uma vez que estes são conseqüências.
Para que se possa compreender um pouco melhor o prána, procure observar o céu em um dia de sol e ausência de nuvens, fixe o olhar e
comece a perceber as camadas do céu, veja que existem milhares de partículas, pontos dourados, isso é prána!

Assim como uma professora de ballet não conseguiria transmitir seus conhecimentos a um aluno que só almejasse perder peso.

Escalador Rafael Andrade

Escrito por:
Claudia Faria
Supervisionada pelo Mestre DeRose
Formada pela Uni-Yôga
Belas Artes de São Paulo
Fainc – Faculdade Integrada Coração de Jesus


Escaladora e o yôginí Cláudia Faria
Contato :Email: claudinha.faria@uni-yoga.org.br 
Celular: (11) – 76008446

3 comentários:

  1. Show de informações...muito úteis continuem atualizando,,,,parabéns
    TOM GOMES

    ResponderExcluir
  2. Qual escola de ioga indicaria em Bh? Obrigada

    ResponderExcluir
  3. OI Mari, tudo bem?
    então da uma olhada nesse site www.uni-yoga.org
    la tem cidades e endereço de ótimas escolas, e também muito conteúdo interessante!
    Um beijo
    Claudia Faria

    ResponderExcluir