quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ESCALADA SOLO

Há algum tempo atrás, lendo o livro "Sobre Homens e Montanhas" de John Krakauer, me surpreendi com a perfeita descrição de uma escalada solo feita pelo próprio autor, aos 23 anos, no Polegar do Diabo (Devil's Thumb) no Alasca...simplesmente EMOCIONANTE!!! Taí:

“...mas a medida que a escalada prossegue, nos habituamos a exposição, nos habituamos a estar ali, ombro a ombro com o destino, e acabamos acreditando na confiabilidade das mãos, nossos pés, nossa cabeça. Aprendemos a confiar no nosso auto-controle.

Aos poucos a atenção se focaliza tão intensamente que desaparece a percepção dos nossos dedos machucados, das câimbras nas coxas, e na tensão para manter concentração ininterrupta. Um estado de transe se instala ao redor do esforço, a escalada vira um sonho lúcido. Horas se passam como se fossem minutos. A culpa acumulada e a confusão da existência do dia-a-dia - os lapsos de consciência, as contas não pagas, as oportunidades perdidas, a poeira debaixo do sofá, as feridas familiares supuradas, a inescapável prisão de nossos genes , tudo é temporariamente esquecido, removido do pensamento por uma poderosa clareza de propósito e pela seriedade da tarefa em jogo.

Em tais momentos, algo parecido com felicidade se move dentro do peito, mas não devemos deter-nos nesse tipo de emoção...”

Jon Krakauer (Sobre homens e montanhas)


POLEGAR DO DIABO


POLEGAR DO DIABO


JOHN POSER


JOHN ESCRITOR SÉRIO E SISTEMÁTICO


JOHN MATADOR DE PASSARINHO

5 comentários:

  1. Oiii, não sei se foi intencional mas a foto com a legenda "John Malucão" não é ele, ou seja o "Jhon Krakauer", mas sim Christopher McCandless, que morreu no Alasca aos 24 anos e que sua história deu origem ao livro escrito por Krakauer "Into The Wild" 1996.
    Abraços.

    ResponderExcluir